O Transformar é uma campanha de sensibilização que leva o tema do consumo sustentável e da separação de resíduos até às praias marítimas e fluviais de todo o país, durante a época balnear. O projecto inclui o desenvolvimento de acções de comunicação e sensibilização em colónias de férias, nas praias, e aos veraneantes.
Em complemento à sensibilização e recolha em praia, a campanha conta ainda com acções de limpeza de praia em parceria com a Brigada do Mar, e de limpeza dos mares com a Marinha.
Em 2024, a campanha evoluiu para o desenvolvimento do programa Transformar, que pretende reconhecer projectos que actuem na área da limpeza dos oceanos, redução ou transformação e reciclagem de resíduos marinhos, protecção das espécies marinhas, sensibilização e educação ambiental.